Aniversário de Brasília


Em 1823, o inconfidente José Bonifácio apresentou um projeto que propunha a mudança da capital do país para uma região centralizada sugerindo o nome de Brasília para a cidade. Em 30 de agosto de 1883, Dom Bosco um santo italiano, sonhou com uma depressão larga e comprida entre os paralelos 15º e 20º partindo das margens de um lago.

Após várias opiniões divididas a cerca da construção da nova capital, o presidente Juscelino Kubitschek em 15 de março de 1956 iniciou o cumprimento da constituição. Também propôs ao Congresso de Anápolis a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital, a NOVACAP.

Em 14 de abril de 1960, Israel Pinheiro foi nomeado prefeito de Brasília mesmo antes dela estar pronta. Quatro dias depois a cidade de Brasília é inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek.

Hélio Prates foi nomeado o primeiro governador de Brasília. Em 1987, Brasília conquistou sua autonomia política e ainda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

                                                                                                                 Elenilson Oliveira





Memorial do Cerrado e Planetário em Goiânia com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio




Uma saída de Campo bastante educativa, onde os alunos do 2º Ano do Ensino Médio vivenciaram e adquiriram mais conhecimentos.

Memorial do Cerrado

Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.
O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. São eles:
Museu de História Natural
Espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.


Vila Cenográfica de Santa Luzia
Reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo. Andar pelo local é uma forma de se inserir na história, já que o visitante fica em contato direto com as antigas moendas, alambiques de barro, oficina de rapadura e açúcar, oficina do ferreiro, seleiro, funilaria do carapina, serraria, além da venda – ponto de comércio da época – a igreja, a prefeitura, a cadeia, o bordel, dentre outras atrações interessantes.


Aldeia indígena
Réplica em tamanho original de uma aldeia indígena modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio – centro de atividades da tribo.


Quilombo
Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado.


Trilhas Ecológicas
Com 2 km de extensão, ela foi aberta no interior da reserva intacta de floresta tropical e de cerrado que existe na Estação Ciência São José. Trata-se de um local ideal para o contato com a natureza e o desenvolvimento do espírito esportivo e de aventura. Como espaço protegido, a "Trilha da Semente Peregrina" propicia ao visitante a oportunidade de realizar a interação de conhecimentos relativos ao meio ambiente, notadamente o conhecimento científico do mundo vegetal e animal.

 Planetário
 O Planetário da Universidade Federal de Goiás, construído ao lado do Parque Mutirama, encanta pessoas com seus programas informativos e didáticos, desde 1970. Com o objetivo de atender estudantes e o público em geral, o Planetário da UFG promove atividades interessantes e educativas, com o auxílio de recursos técnicos - telescópios audiovisuais e arquitetônicos - com sua grandiosa cúpula - tendo a orientação de professores mestres e doutores do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG.
Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e nos fins de semana para o público em geral, sendo garantia de diversão e conhecimento para todas as idades. E agora, com a construção do nosso site, o acesso às informações sobre o Planetário e os acontecimentos astronômicos - mudanças de fase lunar, eclipses, ocultação de estrelas e outros mais - foi facilitado. Através deste site você pode pesquisar qual programa pretende assistir, o dia e a hora da sua visita, além de poder entrar em contato com a equipe do planetário por e-mail. O site do Planetário é mais um serviço prestado a você pela UFG.
 

Revivendo a história em Pirenópolis



O Projeto Revivendo a história em Pirenópolis do Educacional Compact foi um sucesso. Monitorado pelos professores Elenilson Oliveira, Sane Rocha e Cláudia Valéria. Os alunos do 6º e do 7ª ano vivenciaram uma das mais belas história do Brasil. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte (nome inspirado em uma enchente que derrubou parte da ponte do Rio das Almas) tornou-se um acampamento de garimpeiros e teve seu crescimento ligado a essa atividade. A mão-de-obra principal era formada de escravos negros e índios que ainda habitavam a região. Ela se tornou uma terra sem lei marcada pelo autoritarismo, violência e sonegação de impostos. A primeira rua da cidade, era uma ligação entre uma pousada (na saída para Vila Boa, hoje Goiás) e o garimpo de ouro, transportado pela Estrada do Norte, que passava por dentro da Fazenda Bomsucesso. O centro urbano desenvolveu-se em torno da Igreja Matriz até a construção das Igrejas do Bonfim e do Carmo, que atraíram casas para seus arredores. Entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado Matutino Meia Pontense. Mantendo conservada e intacta sua feição original e suas tradições, Pirenópolis foi tombada pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1988. A cidade, apelidada de “Capital da Prata”, "Berço da Imprensa Goiana", "Atenas de Goiás" e "Paris-nópolis", entre outros, tem sua economia hoje baseada no artesanato e turismo, além da extração da pedra que leva seu nome.

Elenilson Oliveira

Hora do Planeta 2012

Céu de Brasília e traço do arquiteto na Hora do Planeta


A Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul, sobre o Lago Paranoá, ficaram no escuro. Era o recado da cidade para o país e o mundo: "não há vida sem natureza!"

No Parque Olhos D’Água, que foi recentemente ampliado com a incorporação de uma área de nascentes, a manifestação foi também encarada como festa de vitória. Afinal, a ampliação só se deu porque a comunidade se mobilizou e foi ouvida pelo Governo do Distrito Federal, que adquiriu a área das nascentes de um empresário, que projetava construir ali um centro comercial. “Esta manifestação chama a atenção para o fato de que os recursos naturais não são infinitos”, destacou Mauro Armelin, coordenador do programa Amazônia do  WWF-Brasil. “Da mesma maneira que a mobilização da comunidade foi capaz de ampliar o parque, será capaz, também, de dar muitos outros recados”, disse. 

Além de Armelin, participaram do ato  simbólico de apagar a  iluminação o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.
Para Eduardo Brandão, a Hora do Planeta significou um momento de reflexão para a comunidade, sobre as escolhas, as ameaças e as possibilidades na sua relação com a natureza. 

De acordo com o  vice-governador, o momento foi de conscientização sobre a importância do cuidado com a natureza. Filipelli aproveitou para anunciar desde já que Brasília participará da Hora do Planeta de 2013 e, dessa vez, prestigiando o traço do arquiteto: pretende fazer o ato do ano que vem junto à torre de TV  digital, obra desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer,  que deve ser inaugurada em breve. 

Em Brasília, foram apagadas, além das luzes do Parque, as luzes da Ponte JK, da Catedral de Brasília, do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios.

 
"Céu de Brasília
Traços do arquiteto
Gosto tanto dela assim"

© GEOGRAFANDOCOMLEO | OFICIAL - 2013. Todos os direitos reservados.
Desing criado por: Gabrielle Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo