Hora do Planeta 2012

Céu de Brasília e traço do arquiteto na Hora do Planeta


A Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK, que liga o Plano Piloto ao Lago Sul, sobre o Lago Paranoá, ficaram no escuro. Era o recado da cidade para o país e o mundo: "não há vida sem natureza!"

No Parque Olhos D’Água, que foi recentemente ampliado com a incorporação de uma área de nascentes, a manifestação foi também encarada como festa de vitória. Afinal, a ampliação só se deu porque a comunidade se mobilizou e foi ouvida pelo Governo do Distrito Federal, que adquiriu a área das nascentes de um empresário, que projetava construir ali um centro comercial. “Esta manifestação chama a atenção para o fato de que os recursos naturais não são infinitos”, destacou Mauro Armelin, coordenador do programa Amazônia do  WWF-Brasil. “Da mesma maneira que a mobilização da comunidade foi capaz de ampliar o parque, será capaz, também, de dar muitos outros recados”, disse. 

Além de Armelin, participaram do ato  simbólico de apagar a  iluminação o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli, e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.
Para Eduardo Brandão, a Hora do Planeta significou um momento de reflexão para a comunidade, sobre as escolhas, as ameaças e as possibilidades na sua relação com a natureza. 

De acordo com o  vice-governador, o momento foi de conscientização sobre a importância do cuidado com a natureza. Filipelli aproveitou para anunciar desde já que Brasília participará da Hora do Planeta de 2013 e, dessa vez, prestigiando o traço do arquiteto: pretende fazer o ato do ano que vem junto à torre de TV  digital, obra desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer,  que deve ser inaugurada em breve. 

Em Brasília, foram apagadas, além das luzes do Parque, as luzes da Ponte JK, da Catedral de Brasília, do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios.

 
"Céu de Brasília
Traços do arquiteto
Gosto tanto dela assim"

Nenhum comentário :

Postar um comentário


© GEOGRAFANDOCOMLEO | OFICIAL - 2013. Todos os direitos reservados.
Desing criado por: Gabrielle Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo