Exercícios Industrialização

1) (FUVEST) A desconcentração industrial verificada no Brasil, na última década, decorre entre outros fatores, da:
a) a ação do Estado, por meio de políticas de desenvolvimento regional, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
b) elevação da escolaridade dos trabalhadores, o que torna o território nacional atraente para novos investimentos industrias.
c) presença de sindicatos fortes nos estados das regiões Sul e Sudeste, o que impede novos investimentos nessas regiões.
d) isenção fiscal oferecida por vários estados, o que impede novos investimentos nessas regiões.
e) globalização da economia que, por meio das privatizações, induz o desenvolvimento da atividade industrial em todo o território.
2) (MACK) Examine as seguintes informações:
I – O Brasil já revela um processo de dispersão industrial, embora o predomínio de São Paulo continue.
II – Os pólos industriais mais novos de S. Paulo são os de Cubatão e do Vale do Paraíba, que se desenvolveram na década de 1980.
III – A industrialização da região Sul foi apoiada em fatores regionais, furto do empresariado das áreas coloniais.
Assinale:
a) se todas estão corretas.
b) se apenas II e a III estão corretas.
c) se todas estão incorretas.
d) se apenas I e a III estão corretas.
e) se apenas I está correta.
3) (UNIRIO) A região de Campinas tem apresentado um intenso crescimento industrial que se destaca no contexto nacional pelo:
a) desenvolvimento da indústria de ponta, estimulado pelos tecnopolos criados a partir de uma integração entre a comunidade acadêmica e o empresariado.
b) desenvolvimento da agroindústria açucareira decorrente da grande produção local dos canaviais.
c) desenvolvimento de indústrias tradicionais que utilizam muita mão-de-obra e predominantemente associadas ao beneficiamento de matéria-prima local.
d) grande domínio de capitais nacionais, sendo uma das poucas áreas do país onde as empresas transnacionais não atuam.
e) predomínio de indústria de calçados, responsável pela maior parte da oferta de empregos na região.
4) (FGV/98) Analise as seguintes afirmações sobre a relação entre o Estado brasileiro e a economia do país.
I – Planejamento econômico pelo governo federal mais centralizado a partir do Plano de Metas de Juscelino Kubistcheck.
II – Planejamento regional através de órgãos como, por exemplo, a Suframa, Sudam, Sudene, Sudesul e Sudeco, todos atuantes na atualidade.
III – Privatização, em 1993, da Companhia Siderúrgica Nacional, criada no governo de Getúlio Vargas.
IV – Privatização da Petrobrás, em 1995, empresa criada pelo regime militar na década de 60.
Estão corretas as afirmações:
a) I e II. d) II e IV.
b) I e III. e) III e IV.
c) II, III e IV.
05) (FUVEST/96) No período compreendido entre os anos de JK e o final do governo Geisel, o Brasil apresentou, entre outras características econômicas:
a) o predomínio da substituição de importações de bens de consumo e a redução das disparidades regionais.
b) grande desenvolvimento industrial dependente de tecnologia e capitais estrangeiros e maior intervenção do Estado na economia.
c) grande expansão das empresas industriais de capitais nacionais, privados e estatais, e declínio da dívida externa.
d) o predomínio da substituição de importações de bens de consumo e menor intervenção do Estado na economia.
e) grande desenvolvimento industrial dependente de tecnologia e capitais estrangeiros e a redução de disparidades regionais.
06) (PUC-SP/98) A Folha de S. Paulo, em 04 de setembro de 1997, publicou a seguinte manchete: “Renúncia fiscal sobe a R$ 17 milhões em 1998”. Significa que os subsídios, isenções e benefícios fiscais vão provocar nos cofres públicos perda de arrecadação. Essa renúncia é usada pelo governo federal como instrumento de desenvolvimento regional e de estímulo a alguns setores em especial, buscando atrair investimentos externos.
Considerando a dinâmica da expansão geográfica das atividades econômicas no território brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) embora haja alguma iniciativa do Estado brasileiro para atrair investimentos externos, trata-se de uma ação sem efeitos significativos nessa fase de aumento da força do mercado.
b) a política da renúncia fiscal é um bom exemplo brasileiro de estratégia adaptativa frente à realidade da economia global. Esta última exige mudanças nas condições preexistentes para se instalar nos países.
c) no caso brasileiro, somente o nível federal do Estado usa a renúncia fiscal para atrair novos investimentos externos. O nível estadual (regional) não atem atuado nessa direção.
d) os fatos recentes demonstram o insucesso dessas iniciativas para a atração de empresas transnacionais. O território brasileiro não está nas prioridades das ações da economia global.
e) a renúncia fiscal trouxe poucas alterações no quadro regional do país. No Nordeste, por exemplo, ainda predomina uma economia tradicional e não há sinais de interesse da economia global em se instalar naquela região.
07) (CESGRANRIO) A industrialização brasileira tem como marco a década de 1930, com o processo d implantação de setores de base. Isso não quer dizer que, antes daquela década, não houvesse indústrias no país. Elas existiram, só que compuseram um setor de pouca monta e, ainda:
a) se caracterizaram pela forte dependência a uma política de investimentos governamentais.
b) se basearam em capitais provenientes da exportação da borracha amazônica.
c) tiveram, na redução de tarifas de importação de manufaturados, seu principal fator de competitividade.
d) estiveram ligadas à formação de um mercado consumidor representado pelo afluxo de imigrantes europeus assalariados.
e) apresentaram forte concentração de investimentos nos setores de energia e transportes.
08) (UFPB) O processo de industrialização brasileira encontrou, no centro-sul do país, principalmente em S. Paulo, os elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento: mão-de-obra assalariada, mercado consumidor, eletricidade, sistema de transportes e excelente sistema bancário. Sobre esse processo, é incorreto afirmar que:
a) a concentração da produção industrial brasileira ocorre, desde os seus primórdios, em São Paulo.
b) a elevada concentração industrial em São Paulo gerou uma deseconomia de escala, responsável pela desconcentração espacial das indústrias, a partir de 1970.
c) o processo de desconcentração espacial das indústrias paulistas gerou um surto de industrialização no Nordeste e no Sul, equilibrando, assim a produção industrial por regiões.
d) o crescimento industrial nas diversas regiões do país passa, a partir dos anos 1970, a ser promovido pelos governos estaduais e federal, através de incentivos.
e) as atividades industriais cocncentram-se, atualmente, em São Paulo, tendo as outras regiões do país como mercados consumidores, de acordo com a lógica da acumulação capitalista.
09) (UFAL) A partir da década de 1970, dois fatos importantes ocorreram simultaneamente: início da diminuição da concentração industrial no Sudeste e o processo de desconcentração industrial no Brasil. Dentre os motivos que podem explicar esses fatos citam-se:
a) o esgotamento dos recursos minerais no Sudeste e o aumento das necessidades de exportação geradas pela entrada do Brasil na Aladi.
b) a forte atuação do Estado criando incentivos fiscais para que indústria do Sudeste se instalassem em outras regiões e o desenvolvimento em âmbito nacional de infra-estrutura de transportes e comunicações.
c) o aumento das necessidades de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo, inexistentes ao Sudeste, e a formação do Mercosul, que representa maiores exportações para o país.
d) o declínio acentuado dos fluxos migratórios em direção ao Sudeste e a descoberta de importantes recursos minerais em vários pontos do país, como o caso de Carajás.
e) a limitação do espaço do Sudeste para a instalação de novos parques industriais e a elevação generalizada dos padrões de renda e consumo da população brasileira.
10) (PUCCAMP) Entre 1955 e 1960 houve um salto no processo de industrialização brasileira através da fase conhecida como Plano de Metas, em que o crescimento econômico esteve apoiado em um conjunto de investimentos e profundas modificações na estrutura industrial do país.
O conjunto de investimentos e modificações a que se refere o texto consistia, entre outros:
a) na grande aplicação das centrais de energia termelétricas, na instalação e modernização de terminais marítimos e no crescimento de indústrias de bens de consumo duráveis, como a alimentícia e a eletroeletrônica.
b) na recuperação de áreas urbanas junto às metrópoles, na criação de corredores de exportação e no sensível crescimento de setores de indústria de base, como a de aço, cimento e química pesada.
c) na crescente diversificação da pauta de exportações de produtos primários e na nacionalização de indústrias nacionalmente ligadas ao capital internacional, como a química leve a e a farmacêutica.
d) na ampliação significativa da capacidade instalada de energia elétrica, no aumento do número e na modernização das rodovias e no crescimento do setor de bens de produção e da indústria automobilística.
e) na criação e instalação de portos fluviais, na expansão da agroindústria, na descentralização da atividade industrial e no fortalecimento dos mecanismos de distribuição equilibrada de renda.
11) (VUNESP/05) Os países subdesenvolvidos passam por um processo de industrialização sustentado pela tecnologia e pelo capital dos países desenvolvidos. Esse processo, que teve início após a segunda guerra mundial, embora tardio e dependente, não ocorre de modo homogêneo ao redor do globo. Os dois modelos econômicos adotados perduram até os dias de hoje.
a) Quais são esses dois modelos ? Quais são os principais países que os representam ?
b) Descreva as principais características de um desses dois modelos.
12) (UNICAMP/02) “A guerra fiscal é, na verdade, uma guerra global entre os lugares.”
(Milton Santos, Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, 08/08/99)
a) De que forma os estados e municípios competem entre si praticando a guerra fiscal ?
b) Cite um exemplo, na implantação de indústrias automobilísticas, em que a guerra fiscal fez parte, de “uma guerra global entre os lugares.”
c) Além da guerra fiscal, de que outros meios se utiliza, de que outros meios se utiliza “a guerra global entre os lugares.”
13) (MACK/05) – Estrangulamento do sistema viário, com conseqüentes congestionamentos.
- Especulação imobiliária, como encarecimento de imóveis.
- Aumento da carga tributária, restringindo investimentos.
- Altos índices de poluição atmosférica e hídrica.
- Avanços tecnológicos, tornando as distâncias menos significativas.
A conjugação dos fatores acima dá origem à:
a) ampliação dos agronegócios.
b) internacionalização das economias nacionais.
c) formação dos blocos geoeconômicos.
d) descentralização industrial.
e) racionalização universal do uso do espaço geográfico.
14) (VUNESP/05) A produção industrial brasileira é grande e diversificada, mas sua distribuição espacial revela, ainda hoje, forte concentração geográfica. Apesar da relativa desconcentração industrial em curso, iniciada nos anos 1970, quando se consideram os valores recentes da produção de cada estado em relação ao valor total do país, nota-se que mais de 70% da produção industrial do Brasil, em ordem decresente de importância, são de responsabilidade dos seguintes estados:
a) Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
b) Paraná , Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
c) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
d) Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
e) São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
15) (FUVEST/04) Apresente e explique uma característica:
a) dos primórdios da industrialização na Europa.
b) dos novos espaços industriais europeus.
16) (MACK/01) Freqüentemente os jornais trazem notícias sobre a “guerra fiscal” que envolve alguns estados brasileiros. Essa expressão significa:
a) o aumento dos impostos visando aumentar a arrecadação dos estados.
b) o endurecimento da fiscalização e a autação dos sonegadores.
c) a criação de barreiras alfandegárias entre os estados.
d) a redução de impostos para atrair investimentos produtivos.
e) a taxação de serviços públicos que antes eram isentos de impostos.
17) (MACK/01) O baixo vegetativo das exportações brasileiras ocorre por razões que vão desde o chamada “custo Brasil” à maior concorrência internacional. (Folha de S. Paulo, 19/08/01)
A expressão “custo Brasil” expressa a baixa competitividade das exportações brasileiras provocadas basicamente pela:
a) dependência de componentes importados.
b) predominância de produtos agrícolas na nossa pauta de exportação.
c) elevada carga tributária e problemas de infra-estrutura.
d) distância das regiões industriais dos portos exportadores.
e) disparidade salarial entre o Brasil e os demais países exportadores.
18) (PUCCAMP) Na escolha de um local para a implantação das indústrias, os fatores mais importantes estão relacionados a matérias-primas, fontes de energia, mão-de-obra, recursos financeiros e acesso ao mercado consumidor dos bens produzidos. A importância de cada fator em relação aos demais pode variar. Depende do tipo de bens a produzir, da escala de produção pretendida, do grau de desenvolvimento das técnicas utilizadas e da infra-estrutura existente.
Da leitura do texto é possível concluir que:
a. as indústrias leves contam com maior número de opções, quanto à escolha do local para sua instalação.
b. as indústrias pesadas dispersam-se mais pelo espaço em função dos fatores disponíveis.
c. em função do destino final da produção, as indústrias leves necessitam de maiores espaços e investimentos.
d. como dependem de infra-estrutura, as indústrias pesadas devem estar próximas a portos marítimos.
e. as indústrias leves são muito mais sensíveis às condições de infra-estrutura, nos setores de transporte e energia.
19) (UFBA) A industrialização dos países do Terceiro mundo, entre os quais o Brasil, tem como características básicas:
a. ser historicamente recente;
b. depender, e, grande parte, de capitais estrangeiros;
c. dar mais ênfase ao desenvolvimento das indústrias de bens de consumo;
d. importar tecnologias estrangeiras.
Entre as conseqüências dessas características, destacam-se:
01. desenvolvimento harmonioso desses países, já que o capital fica disponível para investimentos sociais;
02.aumento do desemprego e do subemprego, já que o crescimento demográfico continua alto e as tecnologias importadas são poupadoras da mão-de-obra;
04. acentuação das desigualdades socioeconômicas, pela limitação do mercado de consumo às classes privilegiadas, já que a tecnologia importada encarece os produtos;
08. aceleração do êxodo rural, fornecendo uma mão-de-obra qualificada às indústrias;
16. desenvolvimento da tecnologia automobilística nacional.
A soma correta é: __________.
20) (UEL/05) No Brasil, novas formas técnicas e organizacionais, como a informatização e a automação nas atividades agropecuárias, na indústria e nos serviços, os atuais tipos de contratação e as políticas trabalhistas conduziram, entre outros aspectos, a um aumento do desemprego e da precarização das relações de trabalho.
(Adaptado de SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura . O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001. p. 220.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as mudanças no mundo do trabalho no Brasil nas duas últimas décadas, considere as afirmativas a seguir.
I. Ao longo das duas últimas décadas, a precarização das relações de trabalho e o desemprego afetaram os trabalhadores das grandes regiões metropolitanas, especialmente em São Paulo, onde as taxas de desemprego atingiram números expressivos.
II. Nos últimos 20 anos, a redução dos postos de trabalho nas atividades agropecuárias e industriais foi integralmente compensada pelo aumento de postos de trabalho no setor de serviços nos grandes centros urbanos, evitando o crescimento da economia informal no país.
III. Nas duas últimas décadas, o crescimento e a distribuição homogênea dos pólos regionais de informática pelo território nacional foram responsáveis pela redução dos subempregos, na medida em que absorveram os desempregados do mercado formal.
IV. Nos últimos 20 anos, as novas formas de contratação de trabalho, principalmente a chamada terceirização, são um dos indicadores da precarização das relações de emprego, que foi acompanhada da redução da renda média do trabalhador brasileiro.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
21) (FUVEST) Considere as afirmações a seguir sobre os pólos tecnológicos no Brasil.
I. Os pólos tecnológicos concentram as atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de ponta.
II. Os pólos tecnológicos concentram atividades industriais que independem de outros setores da economia.
III. O principal pólo tecnológico do país é a Zona franca de Manaus, devido à presença de várias incubadoras tecnológicas.
IV. Os principais pólos tecnológicos do estado de S. Paulo se localizam na capital, em S. José dos Campos, Campinas e São Carlos.
Está correto o que se afirma em:
a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV.
d. II e III.
e. II e IV.
22. (CESGRANRIO) Dentre os fatores que favoreceram o aparecimento e a concentração de indústrias no Sudeste brasileiro, podemos destacar:
a. o tipo de solo local, favorecendo a produção de matérias-primas agrícolas para a indústria.
b. a presença de ferrovias criadas na década de 30, ligando os portos marítimos ao interior.
c. a concentração de capitais resultantes da produção e exportação de café.
d. a maior concentração de mão-de-obra do país, constituída pelos ex-escravos.
e. a posição favorável da região, situada na extremidade sul da zona intertropical.
23. (FUVEST) Um tecnopólo é um centro industrial que se baseia em indústrias de tecnologia avançada, geralmente financiadas por empresas e instituições oficias, que trabalham em estreita colaboração com instituições de ensino e pesquisas. São difusores de novos produtos e novas tecnologias. Apesar da crise vivida pelo Brasil na década de 80, há uma cidade que se destaca desta definição:
a. Jacareí d. São José dos Campos
b. Taubaté e. Presidente Prudente
c. São José do Rio Preto
GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE INDUSTRIALIZAÇÃO
01. A
02. D
03. D
04. B
05. B
06. B
07. D
08. C
09. B
10. D
11. a) Os dois modelos são o de substituição de importações e o de plataformas de exportação. O primeiro pode ser representado por países como Brasil, México e Argentina; o segundo pelos chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura, entre outros).
b) O modelo de substituição de importações se caracteriza, principalmente, pelo binômio capital estatal mais capital internacional, visando à produção para o mercado interno e priorizando os setores de bens de produção e de bens de consumo.
12. a) Principalmente através da redução ou eliminação de impostos. O estado ou município suspende, posterga ou elimina certos impostos, como o ICMS e o IPTU.
b) No Brasil, nos últimos anos, a luta por investimentos de empresas automobilísticas recrudesceu bastante. O o Paraná recebeu, através de incentivos, indústrias como a Renault; a Bahia conseguiu instalação de uma fábrica de caminhões da Ford; a região de Campinas atraiu a Honda japonesa, entre outros.
c) Os estados e municípios também podem oferecer incentivos para os empreendimentos que se instalam, como reduzir tarifas energéticas, melhorar a rede ferroviária ou rodoviária. Outra questão é a anulação da fiscalização das leis trabalhistas, muitas vezes ignoradas.
13. D
14. E
15. a) Nos seus primórdios, a industrialização européia concentrou-se na Inglaterra, localizando-se junto a porção centro-sul, próximo às fontes de energia como jazidas de carvão. Empregava numerosa mão-de-obra, a maioria com pouco preparo para o trabalho, não havendo nenhuma preocupação com os direitos trabalhistas. Esse processo espalhou-se de pois para outros países do continente, como França, Bélgica e Alemanha.
b) Os novos espaços industriais europeus caracterizam-se ora pela aglomeração espacial, ora pela concentração de tecnologia. Como exemplos, podemos citar o vale do Pó na Itália e o vale do Sena na França. Junto a essas aglomerações encontram-se também os chamados tecnopolos, como em Frankfurt e Paris.
16. C
17. C
18. D
19. 06
20. B
21. C
22. C
23. D
1-A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:
a) a ruralização das sociedades.
b) a contenção da migração pendular.
c) o recuo na oferta de matérias-primas.
d) o aumento da migração campo-cidade.
e) a descaracterização da hierarquia urbana.
2-Tanto se analisarmos o território brasileiro quanto se levarmos em conta as configurações espaciais do mundo, podemos perceber que a industrialização não se distribui de forma homogênea. Os fatores locacionais, que direcionam e redirecionam a atividade industrial pelas diferentes localidades, são os principais responsáveis por essa dinâmica.
Entre esses fatores, podemos considerar:
I. Proximidade dos grandes centros administrativos globais;
II. Presença de mão de obra barata;
III. Existência de infraestruturas e meios de transporte;
IV. Fornecimento de incentivos fiscais por parte do governo.
Estão corretas as afirmativas
a). I e II
b) I e III
c) II e IV
d) II e III
e) II, III e IV
3-Observa-se, atualmente, certa mobilidade da atividade industrial no território brasileiro. Antes muito concentradas em alguns poucos pontos, as indústrias vêm buscando novas áreas, antes pouco industrializadas, no território nacional a fim de obter maiores vantagens que auxiliem na obtenção de maiores lucros.
Esse processo é chamado de:
a) migração fabril
b) desconcentração industrial
c) redistribuição produtiva
d) secundarização da economia
e) expansão da fronteira industrial.
4-(UFP) A partir da Revolução Industrial, cada vez mais, o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Ao longo do século XX, esse processo se caracterizou, principalmente, por:
a) Alianças bem-sucedidas entre países de pequena dimensão territorial, para proteger-se do comércio com os países capitalistas desenvolvidos.
b) Dependência vital dos países desenvolvidos em relação aos países subdesenvolvidos, cujas matérias-primas são a única sustentação da industrialização dos primeiros.
c) Solidariedade entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, cabendo aos primeiros suprir os demais em matérias-primas raras e programas de educação e saúde das populações pobres.
d)profundamento da divisão do trabalho entre países e no interior dos próprios países dependentes, com o crescimento da industrialização associada ao grande endividamento externo. A
e) Democratização dos mecanismos de troca internacional, premida pela elevação constante dos preços das matérias-primas em níveis superiores aos dos produtos industrializados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário


© GEOGRAFANDOCOMLEO | OFICIAL - 2013. Todos os direitos reservados.
Desing criado por: Gabrielle Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo